RSS
twitter

Sinta-se em casa

Decidi rebatizar meu blog, de forma que traduza melhor os meus mais recentes interesses. O curso de Formação de Sommelier de Cervejas do SENAC tem me proporcionado uma verdadeira imersão no universo das cervejas. e a gastronomia, sem preconceitos em relação a preparos ou ingredientes, já corre solta no meu sangue há anos.

Sintam-se como se estivessem em suas casas. Mais especificamente nas suas cozinhas.

Baci a tutti.

Shorty Awards

Shorty Awards
3° lugar no Shorty Awards 2011 - categoria #FOOD

Saindo do Forno

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Publicitário, marketeiro e amante da gastronomia. Adoro cozinhar tanto quanto cervejas especiais, vinhos honestos e conversa fiada. Na minha opinião comida de boteco é cultura brasileira em forma de alimento.

quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Bolo Romeu e Julieta

Como eu sempre tenho dito, ultimamente venho trabalhando em resgatar preparos e ingredientes tradicionais do Brasil. Desta vez, resolvi brincar com a famosa sobremesa Romeu e Julieta - goiabada com queijo. Desenvolvi um bolo e sugiro que você faça para sua ceia de natal pois é muito gostoso e de preparo bem simples. Além do que, você estará trazendo para o seu Natal um delicioso toque de brasilidade que resgata um pouco do orgulho pela nossa culinária criativa.



Ingredientes

3 ovos
1 lata de leite condensado
100 g de manteiga em temperatura ambiente
6 colheres de sopa da farinha de trigo
200 g de queijo ralado (pode ser parmesão ou meia-cura)
200 g de coco ralado (usei coco fresco mas pode ser seco)
1/2 colher de sopa da fermento em pó
200g de goiabada

Preparo

Pique a goiabada em cubinhos de mais ou menos 1/2 cm e reserve.
Separe as gemas das claras, passe as gemas por uma peneira e misture gemas e claras com um fuet por mais ou menos 30 segundos, sem bater.
Incorpore o leite condensado e a manteiga aos ovos e misture muito bem.
Vá adicionando aos poucos a farinha, o queijo ralado o coco e o fermento, misturando até obter uma massa homogênea.
Unte uma forma redonda, com furo, com manteiga e polvilhe com farinha de trigo.
Despeje metade da massa no fundo da forma, e distribua sobre essa massa metade dos cubinhos de goiabada.
Cubra com a outra metade da massa e leve ao forno pré-aquecido. Asse em uma temperatura de 200° durante 35 minutos.
Enquanto isso, em uma panela, leve ao fogo a outra metade dos cubinhos de goiabada com uma xícara de água e vá mexendo até obter uma calda, mas sem derreter totalmente os pedacinhos e reserve.
Após esfriar, desenforme o bolo e sirva as fatias cobertas com a calda de goiabada.
Meu espírito se sentiu reconfortado após experimentar essa delícia.



4 Comentários:

Renata disse...

Nossa que delicia! Queria que existisse goiabada aqui!

Muito legal seu blog tio Lu! :)

Unknown disse...

Goiabada deixa tudo mais gostoso. Parabéns pela receita!

Anônimo disse...

Hummm, que delícia! Vou dar essa idéia aqui pro meu pai! Ele também adora cozinhar!

Postar um comentário

    © miojo caviar e cerveja - Luiz Caropreso