RSS
twitter

Sinta-se em casa

Decidi rebatizar meu blog, de forma que traduza melhor os meus mais recentes interesses. O curso de Formação de Sommelier de Cervejas do SENAC tem me proporcionado uma verdadeira imersão no universo das cervejas. e a gastronomia, sem preconceitos em relação a preparos ou ingredientes, já corre solta no meu sangue há anos.

Sintam-se como se estivessem em suas casas. Mais especificamente nas suas cozinhas.

Baci a tutti.

Shorty Awards

Shorty Awards
3° lugar no Shorty Awards 2011 - categoria #FOOD

Saindo do Forno

Quem sou eu

Minha foto
São Paulo, SP, Brazil
Publicitário, marketeiro e amante da gastronomia. Adoro cozinhar tanto quanto cervejas especiais, vinhos honestos e conversa fiada. Na minha opinião comida de boteco é cultura brasileira em forma de alimento.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

Pudim de Caracu

Pudim de que? É isso mesmo, de Caracu, aquela cerveja preta (Sweet Stout) que traz no rótulo a cabeça de um touro.

Foto: Henrique Peron

Eu acabei desenvolvendo essa receita para prestigiar minha querida Didi da Deli Art Cake Creations, em seu mais recente concurso - Receitas que trazem cerveja como ingrediente. e acacou que ganhei o concurso. Vc pode até achar estranho um pudim de cerveja, mas faça. Fica muito gostoso. Ah, e o melhor de tudo é que quase não dá trabalho. O simples torna ela demais, como diria meu filho.
Veja a foto. Presta atenção nos furinhos mais escuros! Ali fica concentrado um monte de sabores, passando pelos maltados e toffes e chegando nos tostados. Como se diz por aí, uma explosão de sabores, hehehe! Ah e que textura! Algo entre um pudim e uma mousse!!!
Mesmo sendo um concurso de receitas com cerveja, não quis por de lado meu foco atual que é resgatar ingredientes e preparos brasileiros. Desde pequeno me lembro de histórias de pessoas que tomavam essa cerveja batida no liquidificador com ovo (às vezes com casca e tudo) e açúcar. E você quer cerveja mais "brazuca" que a nossa Caracu? Uma stout, desenvolvida no Brasil há mais de 100 anos. Bom, não vou ficar falando sobre os méritos dessa nossa escurinha, senão acabo fujindo do principal que é a receita. Ah, e eu somei a delícia da cerveja com uma das receitas mais tradicionais que a gente tem: o Pudim de Leite Condensado, onde temos os ovos. Caracu+ovo=Tradição. Entendeu bella?
Vamos lá então:

Ingredientes:

1 lata de leite condensado
A mesma medida de cerveja Caracu
1 Caixinha de Creme de Leite
3 ovos
Açúcar para caramelizar

Preparo:

Leve o açúcar ao fogo baixo e vá mexendo até chegar no ponto de caramelo. Despeje esse caramelo em uma forma de pudim espalhando bem e deixe esfriar.
Misture todos os outros ingredientes em uma vasilha, com um fuet (se não tiver use um garfo), em movimentos muito suaves para não fazer espuma, até que tudo fique muito bem incorporado.
Despeje essa mistura na forma caramelizada, cubra com papel alumínio e leve ao forno, em banho maria, a uma temperatura de 180 graus, por 1:40h a 2:00h. Vá verificando o ponto.
Desligue do forno sem retirar a forma com o pudim até que fique morninho.
Retire, deixe esfriar e desenforme.
Leve à geladeira por 1 hora e pode servir.

9 Comentários:

FC Cine My Air disse...

Nossa essa eu quero experimentar tio !!!Deve ser bom pra caramba !!!Parabèns!!!

Silvia Regina disse...

Pode me explicar oq é um fuet? Seria igual aqueles batedores de clara? Quero este pudim de sobremesa no dia que for comer aquele canapés de nozpecan...rs

Luiz Caropreso disse...

Sim o fuet é aquele batedor com vários arames que se usa muito para bater claras. Pode deixar que eu preparo quando vcs vierem aqui pra jantar com a gente.

Viviane Pereira disse...

Dopamina, com certeza dá.
E maresia, dá?
Se harmonizar com uma stout eu sei que sim...
hahaha
Sorry, não podia perder a piada.
A dúvida é que vc pede pra misturar suavemente, e existem várias "receitas" que dizem que os furinhos só acontecem por causa do liquidificador. Serão as bolinhas da cerveja ou seu pudim de leite condensado é assim tb?
Bjos e parabéns!

Luiz Caropreso disse...

Oi Vivi, meu pudim de leite consensado é bem lisinho, sem furinhos. Com certeza esses que se formaram devem-se à carbonatação da cerveja. e nesses furinhos, concentram-se partículas saborosíssimas. Beijo

Viviane Pereira disse...

Ganhou!!! Ganhou!!!! uhuahaauahauahauahauah
Ganhou!!! Ganhou!!!! huaahauahauahauhauahau
Ganhou!!! Eba!!!!
Ganhou!!!

Unknown disse...

A participação do Luiz enriqueceu o concurso. Esta receita é muito criativa, super saborosa e brasileiríssima!
Parabéns e ate o próximo concurso

Ana Paula disse...

Carbonatação da cerveja! Uau, só pelo termo químico já ganhou minha curiosidade nessa receita! Vou fazer right now!!!

Ana Paula disse...

Fala Séeeeerio!! Que receita é essa? Dos deuses! Tem razão de ter ganhado prêmio! Fiz aqui em casa e não dura um minuto, rs. Parabéns, muito criativo! Acho q a carbonatação da cerveja deu esse gostinho especial, kkkk. =D

Postar um comentário

    © miojo caviar e cerveja - Luiz Caropreso